20100909

Odontologia X Esporte




A Odontologia Desportiva ainda não foi muito difundida, é mais conhecida por atletas que cada vez mais estão percebendo a importância de uma boca saudável para maximizar o seu desempenho.
Você sabe em quais esportes é recomendado o uso de protetores bucais? Ou então quais são os esportes em que o risco de uma fratura na boca é maior? E ainda, porque as restaurações metálicas não são recomendadas para os atletas?
O atleta, por exigir mais do seu físico em relação às demais pessoas, necessita estar sempre atento à sua saúde, e a saúde bucal não pode ficar fora desses cuidados. Até mesmo para quem vai praticar esportes em academia é recomendável uma avaliação odontológica antes. O dentista Marco Gapscki explicou um pouco mais sobre essa área da odontologia que é importante não apenas para os atletas, mas também para quem pensa em começar a praticar um esporte. Confira:
Para quais esportes é recomendado o uso de protetores bucais?
Os protetores bucais são indicados para todas as atividades esportivas que provocam contato, quedas ou colisões com superfícies duras que podem levar a lesões dentárias ou orofaciais. (Ex. futebol, handebol, basquete, pugilismo, hóquei, boxe, muay thay, karate, judô, artes marciais em geral, e esportes radicais como, surf, skate, mountain bike, alpinismo entre outros.
Quais são os problemas mais freqüentes que os atletas costumam ter?
Os atletas comumente podem sofrer acidentes esportivos onde o maior índice de fratura é dos incisivos centrais superiores, que afetaria diretamente a estética do sorriso. Mas diante de uma pancada na região da face, podem ocorrer fraturas de qualquer um dos dentes, e em pancadas mais intensas, até fraturas nos ossos da face.
Porque restaurações metálicas não são recomendadas para esportistas?
As restaurações metálicas não são indicadas para esportistas porque uma vez que o atleta sofre um impacto na face, e o mesmo é portador de restaurações metálicas, por serem muito duras e resistentes, o risco de fraturar um dente é muito maior porque a força do impacto é transmitida através do eixo dentário. Já com restaurações em resina, como são menos resistentes, no impacto elas são mais fáceis de serem quebradas, ao invés do dente.
O que são fraturas maxilo-faciais?
Fratura maxilo - facial é toda fratura que acomete a região do complexo maxilo-facial, que engloba a região dos ossos da face: mandíbula, maxila, ossos nasais, zigomatico, frontal, entre outros.
Em quais esportes ocorrem mais dessas fraturas?
Os esportes coletivos são os campeões nesses tipos de fratura, em específico futebol, handebol e em seguida os esportes de contato direto como artes marciais.
Na sua opinião, as academias deveriam pedir também uma avaliação odontológica para quem vai começar a praticar esportes?
Com certeza quem está começando com a prática, merece sim uma atenção odontológica, pois normalmente o atleta não sabe da sua condição bucal e muitas vezes, podem existir alguns dentes mais susceptíveis as tais fraturas, como dentes acometidos por caries. Dai então a importância de tratar o dente fragilizado, antes dele se quebrar com alguma força ou impacto.
Se um atleta está tomando medicamente, como faz para não ter problemas com o exame antidoping?
Para não ter problemas com o doping um atleta que está usando medicamento, ele deverá suspender a medicação, se autorizado pelo seu medico ou dentista, ou se não for possível, ele deverá informar às autoridades que conferem o exame que usou tal medicamento com outros fins, por exemplo, curar uma patologia (doença).
Quais os cuidados que o esportista deve ter sempre? O que seria a prevenção no caso deles?
O esportista deve sempre ter cuidados redobrados no seu esporte de escolha, seja ele qual for. Um simples trauma pode tornar-se numa dor de cabeça muito maior, então o mais indicado é que todos pratiquem esportes com toda segurança e sempre que possível, usando um protetor bucal personalizado, pois como nunca se sabe o que virá a acontecer, é sempre bom prevenir e cuidar do seu cartão de visitas: O SORRISO!


Serviço:
Gapski Odontologia
Rua Izabel A Redentora, 1018 – Centro de São José dos Pinhais
Telefone: (41) 3382 1314
Por: Leidinara Batista




Nenhum comentário:

Postar um comentário